PLANOS DE TRABALHO

7º ANO:

PLANO DE TRABALHO PARA O COMPONENTE CURRICULAR DE GEOGRAFIA PARA O 1˚ SEMESTRE DO ANO DE 2012

Professora: Andréa Deborah da Costa
Turmas: 7˚ ano

COMPETÊNCIAS: 

Ø  Leitura, interpretação e análise de textos cartográficos. O estudo da cartografia proporciona a construção de representações, bem como a aquisição das habilidades de ler mapas e orientar-se no espaço, ampliando os conceitos de dimensão e perspectiva. Assim, é importante que o aluno interprete informações em linguagem cartográfica, observando a necessidade de indicação, localização, distância, orientação e proporção, permitindo a legibilidade da informação.

Ø  Contribuir para mudanças de comportamento frente às questões ambientais. Através do estudo dos fenômenos climáticos, o aluno deverá reconhecer que a sociedade e a natureza possuem princípios e leis próprias e que o espaço geográfico resulta das interações entre eles.

Ø  Compreensão das relações entre o poder político e a organização das paisagens, dos territórios e do espaço geográfico. O foco central será o estudo do nosso país, o qual proporcionará o conhecimento de diversas realidades sociais, econômicas e culturais, presentes no território brasileiro, oferecendo aos alunos oportunidade de refletir criticamente sobre isso e desenvolver atitudes de respeito pelos vários segmentos culturais que o país abriga.

CONTEÚDOS
·         Atmosfera – características gerais.
·         As camadas da atmosfera e suas características.
·         Clima e tempo.
o   Elementos e fatores climáticos – conceitos
o   Elementos do Clima: temperatura, pressão e ventos
o   Elementos do Clima chuvas e umidade
o   Fatores climáticos: altitude, latitude, continentalidade, maritimidade
o   Fatores climáticos: correntes marítimas, massas de ar, relevo e vegetação
o   Principais tipos de clima do Brasil.
o   Problemas ambientais: aquecimento global, inversão térmica (vídeos).
o   Furacões e tornados
o   Brasil localização, extensão territorial e fusos horários.
o   A formação territorial e a organização do espaço geográfico brasileiro.
o   O território brasileiro e suas regiões.

Avaliação: 1ª ETAPA = 30 pontos;  2ª ETAPA = 35 pontos;  3ª ETAPA = 35 pontos
Os alunos serão avaliados pela realização de atividades extraclasse, avaliações, exercícios, frequência, participação e apresentação de trabalhos.

Fontes consultadas para a elaboração deste plano:
v  Referencial curricular de Betim – Ensino Fundamental, 2008.
v  Livro: Geografia – Espaço e Vivência, 7º ano. Manual do Professor, 2009. Autores: Levon Boligian; Wanessa Garcia; Rogério Martinez; Andressa Alves.

9º ANO
PLANO DE TRABALHO PARA O COMPONENTE CURRICULAR DE GEOGRAFIA PARA O 1˚ SEMESTRE DO ANO DE 2012

Professora: Andréa Deborah da Costa
Turmas: 9˚ ano

COMPETÊNCIAS: 

Ø  Leitura, interpretação e análise de textos cartográficos. O estudo da cartografia proporciona a construção de representações, bem como a aquisição das habilidades de ler mapas e orientar-se no espaço, ampliando os conceitos de dimensão e perspectiva. Assim, é importante que o aluno interprete informações em linguagem cartográfica, observando a necessidade de indicação, localização, distância, orientação e proporção, permitindo a legibilidade da informação.

Ø  Compreensão da paisagem e da construção do espaço americano. A América é marcada por suas características geográficas, por suas belezas e riquezas naturais, pelos aspectos econômicos, étnicos e culturais. Mas essa  riqueza não se traduz em harmonia e igualdade para todos os povos. Ao contrário, muitos têm sido vítimas de violência, desrespeito, racismo e discriminação ao longo da história. E continuam lutando pelo seu espaço no continente que sempre lhes pertenceu por direito. O estudo do continente americano deve possibilitar ao aluno uma compreensão contextualizada e crítica do papel de alguns países desse continente no mundo hoje. Devem-se considerar os vários aspectos das relações sócio- culturais, políticas e econômicas entre os países americanos e entre estes com o restante do mundo.

Ø  Compreensão  os espaço físico, econômico e social da Europa. O estudo desse continente possibilita compreender os países e os conflitos que foram/são travados em disputas por território, liberdade e poder.

CONTEÚDOS
o   Diferenças entre países desenvolvidos e países subdesenvolvidos
o   América Latina: características gerais
o   México e América Central
o   Américas Andina e Platina
o   América Anglo-saxônica: características gerais
o   Europa: características gerais
o   Europa: quadro natural e humano
o   Europa: economia e geopolítica
o   Orientação e localização geográfica
o   Coordenadas geográficas
o   Escalas numérica e gráfica

Avaliação: 1ª ETAPA = 30 pontos;  2ª ETAPA = 35 pontos;  3ª ETAPA = 35 pontos
Os alunos serão avaliados pela realização de atividades extraclasse, avaliações, exercícios, frequência, participação e apresentação de trabalhos.

Fonte consultada para a elaboração deste plano: Referencial curricular de Betim – Ensino Fundamental, 2008.