PLANO DE TRABALHO PARA O COMPONENTE CURRICULAR DE GEOGRAFIA PARA O 1˚ SEMESTRE DO ANO DE 2012
Professora: Andréa Deborah da Costa
Turmas: 7˚ ano
COMPETÊNCIAS:
Ø Leitura, interpretação e análise de textos cartográficos. O estudo da cartografia proporciona a construção de representações, bem como a aquisição das habilidades de ler mapas e orientar-se no espaço, ampliando os conceitos de dimensão e perspectiva. Assim, é importante que o aluno interprete informações em linguagem cartográfica, observando a necessidade de indicação, localização, distância, orientação e proporção, permitindo a legibilidade da informação.
Ø Contribuir para mudanças de comportamento frente às questões ambientais. Através do estudo dos fenômenos climáticos, o aluno deverá reconhecer que a sociedade e a natureza possuem princípios e leis próprias e que o espaço geográfico resulta das interações entre eles.
Ø Compreensão das relações entre o poder político e a organização das paisagens, dos territórios e do espaço geográfico. O foco central será o estudo do nosso país, o qual proporcionará o conhecimento de diversas realidades sociais, econômicas e culturais, presentes no território brasileiro, oferecendo aos alunos oportunidade de refletir criticamente sobre isso e desenvolver atitudes de respeito pelos vários segmentos culturais que o país abriga.
CONTEÚDOS
· Atmosfera – características gerais. |
· As camadas da atmosfera e suas características. |
· Clima e tempo. |
o Elementos e fatores climáticos – conceitos |
o Elementos do Clima: temperatura, pressão e ventos |
o Elementos do Clima chuvas e umidade |
o Fatores climáticos: altitude, latitude, continentalidade, maritimidade |
o Fatores climáticos: correntes marítimas, massas de ar, relevo e vegetação |
o Principais tipos de clima do Brasil. |
o Problemas ambientais: aquecimento global, inversão térmica (vídeos). |
o Furacões e tornados |
o Brasil localização, extensão territorial e fusos horários. |
o A formação territorial e a organização do espaço geográfico brasileiro. |
o O território brasileiro e suas regiões. |
Avaliação: 1ª ETAPA = 30 pontos; 2ª ETAPA = 35 pontos; 3ª ETAPA = 35 pontos
Os alunos serão avaliados pela realização de atividades extraclasse, avaliações, exercícios, frequência, participação e apresentação de trabalhos.
Fontes consultadas para a elaboração deste plano:
v Referencial curricular de Betim – Ensino Fundamental, 2008.
v Livro: Geografia – Espaço e Vivência, 7º ano. Manual do Professor, 2009. Autores: Levon Boligian; Wanessa Garcia; Rogério Martinez; Andressa Alves.
9º ANO
PLANO DE TRABALHO PARA O COMPONENTE CURRICULAR DE GEOGRAFIA PARA O 1˚ SEMESTRE DO ANO DE 2012
Professora: Andréa Deborah da Costa
Turmas: 9˚ ano
COMPETÊNCIAS:
Ø Leitura, interpretação e análise de textos cartográficos. O estudo da cartografia proporciona a construção de representações, bem como a aquisição das habilidades de ler mapas e orientar-se no espaço, ampliando os conceitos de dimensão e perspectiva. Assim, é importante que o aluno interprete informações em linguagem cartográfica, observando a necessidade de indicação, localização, distância, orientação e proporção, permitindo a legibilidade da informação.
Ø Compreensão da paisagem e da construção do espaço americano. A América é marcada por suas características geográficas, por suas belezas e riquezas naturais, pelos aspectos econômicos, étnicos e culturais. Mas essa riqueza não se traduz em harmonia e igualdade para todos os povos. Ao contrário, muitos têm sido vítimas de violência, desrespeito, racismo e discriminação ao longo da história. E continuam lutando pelo seu espaço no continente que sempre lhes pertenceu por direito. O estudo do continente americano deve possibilitar ao aluno uma compreensão contextualizada e crítica do papel de alguns países desse continente no mundo hoje. Devem-se considerar os vários aspectos das relações sócio- culturais, políticas e econômicas entre os países americanos e entre estes com o restante do mundo.
Ø Compreensão os espaço físico, econômico e social da Europa. O estudo desse continente possibilita compreender os países e os conflitos que foram/são travados em disputas por território, liberdade e poder.
CONTEÚDOS
o Diferenças entre países desenvolvidos e países subdesenvolvidos |
o América Latina: características gerais |
o México e América Central |
o Américas Andina e Platina |
o América Anglo-saxônica: características gerais |
o Europa: características gerais |
o Europa: quadro natural e humano |
o Europa: economia e geopolítica |
o Orientação e localização geográfica |
o Coordenadas geográficas |
o Escalas numérica e gráfica |
Avaliação: 1ª ETAPA = 30 pontos; 2ª ETAPA = 35 pontos; 3ª ETAPA = 35 pontos
Os alunos serão avaliados pela realização de atividades extraclasse, avaliações, exercícios, frequência, participação e apresentação de trabalhos.
Fonte consultada para a elaboração deste plano: Referencial curricular de Betim – Ensino Fundamental, 2008.