9º ANO


AMÉRICA PLATINA
A América Platina é formada por países que tem contato direto com a bacia da prata.Esses países são:Argentina , Uruguai e Paraguai.

Esses países englobam cerca de 50 milhões de habitantes , sendo a Argentina o mais populoso , com cerca de 40 milhões , sendo predominantemente branca , exceção do Paraguai que é mestiça.

Características gerais dos países platinos
População homogênea (branca),exceção do Paraguai que apresenta população mestiça de brancos com índios
O clima e o relevo da América Platina variam de acordo com cada região. Na porção oeste, na fronteira da Argentina com o Chile, está localizada a Cordilheira dos Andes. Nas regiões próximas ao Brasil, prevalecem as áreas de planícies. Ao norte, o clima predominante é o tropical; ao sul, o clima é temperado.
Participam do Mercosul
Países

Argentina-Produção de lã e carne.A região dos Pampas é a mais desenvolvida do país.

Uruguai-Produção de carne e lã. Já foi considerado a Suíça americana , devido ao grande desenvolvimento social , nas áreas de educação e saúde.

Paraguai-Produção de soja , mercado de produtos abertos , livres de impostos.

Argentina, Paraguai e Uruguai praticam boa atividade agrícola e pecuária , com destaque para a criação de ovinos e bovinos e os cultivos de milho, trigo, soja, algodão e frutas. O setor industrial baseia-se nos segmentos alimentício, têxtil, eletroeletrônico, etc. Outros destaques são o turismo, a mineração e a produção de vinho, em especial na Argentina e Uruguai.

A Argentina é a mais industrializada , concentrando-se em Buenos Aires(Pampas) , Códoba e Rosário.

.O Paraguai apresenta uma industrialização muito limitada, destacando - se na produção agrícola(soja).
No aspecto social, Argentina e Uruguai apresentam elevados Índices de Desenvolvimento Humano (IDH), com média de 0,775 e 0,765, respectivamente. O Paraguai, por sua vez, detém IDH médio: 0,640.



Fonte:
http://pt.shvoong.com/social-sciences/education/2237455-am%C3%A9rica-platina/#ixzz1sGIwqbgE





AMÉRICA ANDINA

A América Andina é uma porção territorial da América do Sul. Recebe essa denominação pelo fato de ser cortada pela Cordilheira dos Andes, que se estende de norte a sul do subcontinente. Os países que compõem a América Andina são: Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela.
Esses países correspondem a uma extensão territorial de 5,3 milhões de quilômetros quadrados, sendo habitado por aproximadamente, 144 milhões de pessoas. A maioria da população (70%) é composta por ameríndios e mestiços, consequência da miscigenação entre o índio (população nativa) e o branco (colonizador europeu). 
O clima na América Andina varia de acordo com a proximidade da Cordilheira dos Andes. No sentido norte-sul, os climas registrados são: equatorial, tropical, desértico (sul do Peru e norte do Chile), mediterrâneo e temperado (diminuindo as temperaturas em direção ao sul do Chile). 
A produção agrícola e extrativista são as principais atividades econômicas dos países andinos, sendo responsáveis pela absorção da mão de obra de grande parcela da população. A atividade pesqueira no Peru destaca-se em virtude de o mesmo ser considerado um dos maiores produtores de pescado do mundo. 
O Chile é grande produtor de cobre. A Venezuela, por sua vez, apresenta grandes reservas de petróleo, sendo grande produtora e exportadora do produto, cuja nação integra a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP). O Equador também é grande produtor de petróleo, no entanto, não integra a OPEP. Na Bolívia, destaca-se a exploração de estanho e gás natural. 
Um aspecto negativo é que a Colômbia, a Bolívia e o Peru são um dos três maiores produtores mundiais de cocaína.
 O setor industrial é pouco desenvolvido, sendo que o Chile é o principal representante desse segmento da economia. A indústria na América Andina fundamenta-se nos produtos têxteis, alimentícios, metalurgia, de bebidas e produtos agrícolas. 
A Comunidade Andina é um bloco econômico formado por países da América Andina. Sua criação teve como principal objetivo, o fortalecimento econômico dos países membros, tendo como principais integrantes: Bolívia, Colômbia, Equador e Peru. O Chile integrou o bloco entre os anos de 1969-1976, e a Venezuela foi país membro entre os anos de 1973-2006.
Texto Adaptado



Copie e responda em seu caderno:
1.    Quais são os países que compõem a América Andina?
2.    Por que essa região do continente americano recebe esse nome?
3.    Caracterize a América Andina sob o aspecto climático.
4.    Quais são as principais atividades econômicas dos países andinos?
5.    Caracterize o setor industrial da América Andina.
6.    Em relação aos recursos minerais, quais são os destaques da América Andina?
7.    A comunidade Andina é um bloco econômico. Escreva sobre sua criação e os países que o integram.


----------------------------------------------------------------------------------------
ESCOLA MUNICIPAL MARIA ELENA DA CUNHA BRAZ
ESTUDO DIRIGIDO – GEOGRAFIA

Responda as questões seguintes, de acordo com os estudos sobre o México e a América Central.

1.  Escreva a localização geográfica do México, dando ênfase aos seus limites.
2. Quais são as duas principais penínsulas do território mexicano?
3. Caracterize o relevo do México.
4. Dê a localização geográfica da América Central e seus limites
5. Como a América Central é dividida? Caracterize cada uma das divisões.
6. Caracterize a América Central sob o aspecto físico.
7. Foram identificados 3 (três) domínios climáticos na América Central. Quais são eles?
8. Qual é o tipo de clima predominante na América Central?
9. Cite os nomes dos países que compõem a América Central Continental.
10. Cite os nomes dos países que compõem a América Central Insular, destacando a localização segundo as seguintes ramificações: a) Grandes Antilhas  b) Pequenas Antilhas    c) Bahamas.
11. Escreva com suas próprias palavras o que você achou mais interessante no estudo sobre o México e a América Central.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------




AMÉRICA CENTRAL
Introdução 

A América Central é a parte do continente americano que une a América do Sul a América do Norte. Ao norte é limitada pela Península de Iucatã (México) e ao sul pela Colômbia. É dividida em duas partes: Ístmica  e Insular (ilhas).
 A América Central Continental (Istmica) corresponde à uma restrita faixa de terras emersas que liga a América Central à América do Norte e à América do Sul. Nesse istmo estão estabelecidos sete países: Belize, Guatemala, Honduras, El Salvador, Nicarágua, Costa Rica e Panamá.
A América Central Insular (ou formado por ilhas), corresponde a um grupo de ilhas localizadas no Mar das Antilhas conhecido como Mar do Caribe, que é ramificado em:
Ø  Grandes Antilhas,
Ø  Pequenas Antilhas e
Ø  Bahamas.

Na primeira Antilha estão presentes as nações mais importantes do Caribe tais como Cuba, Jamaica, Haiti, República Dominicana e Porto Rico, que faz parte do controle dos Estados Unidos.
As Pequenas Antilhas são compostas por oito nações autônomas: Antígua e Barbuda, Barbados, Dominica, Granada, Santa Lúcia, São Cristóvão, Nevis, São Vicente, Granadinas e Trinidad e Tobago, além de cinco possessões do Reino Unido: Anguilla, Ilhas Cayman, Ilhas Turks e Caicos, Ilhas Virgens Britânicas e Montsserat. Existem ainda duas possessões da Holanda, as Antilhas Holandesas e Aruba; duas possessões da França: Guadalupe e Martinica; e uma possessão dos Estados Unidos: as Ilhas Virgens Americanas. E ainda, Ilha das Aves que faz parte do território venezuelano e o Arquipélago de Santo André, que faz parte da Colômbia.


Características naturais da América Central

Uma grande parcela do território que compõe a América Central é ocupada por montanhas que periodicamente desenvolve o processo de vulcanismo e também de terremotos. As áreas que apresentam as planícies se restringem à costa do Atlântico e do Pacífico.

A América Central está situada praticamente em sua totalidade na zona intertropical, no entanto, desenvolve outros tipos de climas provenientes das altitudes, a partir disso é possível identificar três domínios climáticos:

Ø  Terras quentes representam as regiões onde estão as planícies e os baixos planaltos, onde ocorrem temperaturas médias mensais de cerca de 25ºC, com características de climas tropical úmido e equatorial.

Ø  Terras temperadas localizam-se em áreas entre as planícies e as montanhas, predominam temperaturas médias de aproximadamente 20ºC e desenvolve o clima tropical de altitude.

Ø  Terras frias correspondem a lugares que são constituídos por montanhas elevadas e que por isso ocasionam temperaturas semelhantes de clima frio.

O relevo das Ilhas do Caribe é constituído por montanhas formadas por eventos vulcânicos, na verdade, muitas dessas montanhas são vulcões, alguns são ativos como Pelée localizado em Martinica.

Informações importantes:
 - A América Central é banhada por dois oceanos: Atlântico (leste) e Pacífico (oeste).
- A área da América Central é de, aproximadamente, 540 mil km2.
- O continente está assentado na Placa Tectônica Caribeana;
- A maioria dos países da América Central tem o espanhol como idioma oficial;
- Muitos países da América Central possuem economias pouco desenvolvidas e baseadas na agricultura, turismo e pequenas indústrias;
- O mar da caraíbas banha as ilhas da América Central. Em função do nome deste mar, esta região é conhecida como Caribe.
- O clima tropical é o predominante na América Central;
- Os principais rios da América Central são: rios Lempa, Ulúa, Coco, Usumacinta e Motagua.
- Os principais lagos da América Central são: lagos Gatún, Nicarágua e Manágua;
- A biodiversidade da América Central é riquíssima, pois existem várias florestas tropicais com grande quantidade de espécies animais e vegetais;
- A religião predominante é a católica, porém as igrejas evangélicas vem crescendo muito nos últimos anos. Há também a prática de religiões de origem africana em diversos países.
Texto Adaptado pela professora Andréa Costa