ITABIRA


"Itabira, cidade do Aço, cidade do Circuito do Ouro e da Estrada Real, localizada no coração de Minas Gerais, na região Sudeste do Brasil.


Falar em Itabira é falar de nosso poeta maior, Carlos Drummond de Andrade...

Itabira, cujo nome de origem indígena significa "pedra que brilha", típica cidade do interior de Minas com seus costumes e tradições, foi emancipada em 1848, contando com os distritos de Senhora do Carmo e Ipoema. Mas sua história é bem mais antiga…

Em 1702, o Sargento Mor Francisco Faria Albernaz avistou ao sul uma serra piramidal quando chefiava uma Bandeira que rumava ao Pico do Itambé.
Em 1720, os bandeirantes e índios foram para esta serra cujo nome tupi era Itapira.

Ao pé da serra, havia um córrego onde os bandeirantes encontraram grande quantidade de ouro. Pequenas casas, cobertas de palha, foram construídas e também uma pequena capela em homenagem a Nossa Senhora do Rosário.
Como o ouro não era muito farto neste local, o povoado pouco progrediu nesta fase inicial.

O minério de Ferro, devido à proibição existente por parte da Coroa portuguesa, era utilizado somente para confecção de instrumentos para uso doméstico.

Somente no final do século XVIII o ouro e o ferro passaram a ser explorados por pequenas companhias mineradoras que utilizavam mão de obra escrava. Este 2º ciclo do ouro estende-se até meados do século XIX.


Neste final de século foi construída a Ermida de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos (1775), tombada pelo patrimônio histórico e que permanece, até hoje, no mesmo lugar.

A partir do ano de 1808, com a vinda da família Real portuguesa, e a conseqüente liberação da exploração de ferro, surgem várias forjas em Itabira que passaram a fornecer instrumentos para a mineração, para a lavoura, de uso doméstico e armas de pequeno porte. A indústria atraiu novos moradores e, com isso, a população foi crescendo.

Em 1939, é criada a Companhia Brasileira de Mineração e Siderurgia que, três anos depois, transformou-se na Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) que ajudou a cidade a escrever novamente sua história, desencadeando a exploração do minério de forma consistente. Começaram então as mudanças na fisionomia da cidade. Praticamente todas as atividades se concentraram na exploração do minério de ferro e nos impostos, renda e salários gerados pela empresa, entrelaçando desta foram os destinos da cidade e das minas.

Situada a cerca de 102 km de distância da capital mineira, é um verdadeiro mergulho num patrimônio histórico e cultural de mais de 150 anos. Itabira, terra natal de Carlos Drummond de Andrade e berço de uma das maiores mineradoras do mundo, conta sua história através dos casarões antigos, das ruas que ainda mantêm o calçamento de pedras de minério, de suas lindas paisagens e da obra do poeta.


O centro histórico da cidade tem antigos casarões de arquitetura colonial, como a primeira sede do Hospital Nossa Senhora das Dores (1859), hoje centro de estudos, e a Casa Paroquial Nossa Senhora do Rosário, considerada um dos mais belos remanescentes arquitetônicos do século XIX." (...)