terça-feira, 3 de janeiro de 2012

AUXÍLIO PARA O TRABALHO DE RECUPERAÇÃO - PARTE III SÉTIMAS

O TRABALHO E A TRANSFORMAÇÃO DA NATUREZA E DO ESPAÇO GEOGRÁFICO

Espaço geográfico: espaço ocupado e organizado pelas sociedades humanas, e que sofre por estas constantes transformações.

TRABALHO ≠ EMPREGO

Trabalho produtivo: aquele voltado para a produção de matérias-primas, bens e serviços que possam ser comercializados pelas pessoas ou por empresas.

SOCIEDADES AGRÍCOLAS E NÔMADES
  • Meios de produção (instrumentos, técnicas, terras) = Bens da comunidade
  • ≠de propriedade privada
  • Divisão interna de tarefas

SOCIEDADES CAPITALISTAS

  • Processo produtivo     -------     acumulação de capital (bem aplicado para gerar lucro)
  • Divisão social do trabalho  -------- Classes ou grupos sociais:
- os capitalistas: donos dos meios de produção;

- os trabalhadores (proletários): vendem sua força de trabalho.
Excedente     --------    Lucro

Avanços tecnológicos:
·         Ampliação da produção de mercadorias;
·         Diminuição de custos;
·         Aumentar a acumulação de capital.

GLOBALIZAÇÃO

A globalização é um fenômeno social que ocorre em escala global. Esse processo consiste em uma integração em caráter econômico, social, cultural e político entre diferentes países.
É oriunda de evoluções ocorridas, principalmente, nos meios de transportes e nas telecomunicações, fazendo com que o mundo “encurtasse” as distâncias.
O processo de globalização surgiu para atender ao capitalismo e, principalmente, os países desenvolvidos; de modo que pudessem buscar novos mercados, tendo em vista que o consumo interno encontrava-se saturado. É a fase mais avançada do capitalismo. Com o declínio do socialismo, o sistema capitalista tornou-se predominante no mundo. 
A integração mundial decorrente do processo de globalização ocorreu em razão de dois fatores: as inovações tecnológicas e o incremento no fluxo comercial mundial.
Ø As inovações tecnológicas, principalmente nas telecomunicações e na informática, promoveram o processo de globalização. A partir da rede de telecomunicação (telefonia fixa e móvel, internet, televisão, aparelho de fax, entre outros) foi possível a difusão de informações entre as empresas e instituições financeiras, ligando os mercados do mundo.
Ø O incremento no fluxo comercial mundial tem como principal fator a modernização dos transportes, especialmente o marítimo, pelo qual ocorre grande parte das transações comerciais (importação e exportação). O transporte marítimo possui uma elevada capacidade de carga, que permite também a mundialização das mercadorias, ou seja, um mesmo produto é encontrado em diferentes pontos do planeta.
O processo de globalização estreitou as relações comerciais entre os países e as empresas. As multinacionais ou transnacionais contribuíram para a efetivação do processo de globalização, tendo em vista que essas empresas desenvolvem atividades em diferentes territórios.
Outra faceta da globalização é a formação de blocos econômicos, que buscam se fortalecer no mercado que está cada vez mais competitivo.
FONTE: Brasil Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário